SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Funk ousadia, adolescência, contemporaneidade: uma leitura lacaniana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

OBERG, Lurdes Perez. O conceito de comunidade: problematizações a partir da psicologia comunitária. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 709-728. ISSN 1808-4281.

O objetivo deste artigo é propor uma discussão sobre o conceito de comunidade, a partir de uma perspectiva histórica e política. Entende-se, ainda, que a psicologia comunitária traz este debate na década de 70, favorecendo atividades científicas e práticas profissionais em contextos considerados como periféricos. Num primeiro momento, iremos apresentar comunidade em sua dimensão histórica, citando autores da sociologia clássica. Num segundo momento, discutiremos sobre a inserção deste conceito na psicologia social comunitária e, finalmente, problematizaremos as formas de comunidade presentes na contemporaneidade, tomando Bauman e Castells como referências. Espera-se, ainda, contribuir para uma visão não uniformizadora dos laços sociais e que se possa, com este estudo, alcançar práticas profissionais que considerem na relação subjetividade e objetividade, individualidade e coletividade, um trilhar para uma perspectiva ético-política na Psicologia.

Palavras-chave : comunidade; psicologia comunitária; práticas profissionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License