SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Concepciones de estudiantes sobre la madurez para la elección de la graduación en Psicología índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

SILVA, Cristiane Moreira da; RODRIGUES, Rafael Coelho  y  MELLO, Letícia Nascimento. Medicalização da queixa escolar e o uso de psicofármacos como resposta à questões comportamentais. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 738-754. ISSN 1808-4281.

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa documental realizada nos arquivos da Assessoria de Psicologia Escolar da Secretaria de Educação do Município de Petrópolis, com a finalidade de investigar o uso de psicofármacos em crianças com queixa escolar. Do total de crianças atendidas, um percentual elevado fazia uso de psicofármacos como resposta aos comportamentos considerados problemáticos pelas escolas. Sendo assim, a pesquisa realizou um levantamento que tornou possível identificar e rastrear a presença de diagnósticos e uso indeterminado de psicofármacos em crianças em decorrência de queixas comportamentais, com o intuito de investigar a possível apropriação das instituições escolares dos discursos medicalizantes e, consequentemente, os diagnósticos e terapêuticas biomédicas para questões escolares.

Palabras clave : queixa escolar; medicalização; escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License