SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Concepções de estudantes sobre a maturidade para a escolha da graduação em PsicologiaO processo de desligamento laboral: vivências narradas por casais aposentados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PAULINO, Ana Cristina de Oliveira Borba; COUTINHO, Maria da Penha de Lima  e  COSTA, Fabrycianne Gonçalves. Apreendendo a inclusão social sob o olhar das representações sociais. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 773-792. ISSN 1808-4281.

Este estudo objetivou apreender as representações sociais (RS) acerca da inclusão social, elaboradas por pessoas com deficiência visual. Participaram deste estudo 30 pessoas com idade entre 18 e 69 anos, M = 34,2 e DP = 14,4, contatadas em duas instituições públicas, que responderam a um questionário psicossociológico e à entrevista em profundidade. Os dados foram processados pelo SPSS 19.0 e pelo Alceste, e analisados por meio da estatística descritiva e análise lexical. Os resultados apontaram que as RS da inclusão social das pessoas com deficiência visual foram objetivadas por meio das expressões: ambiente físico escolar inadequado, dificuldade na acessibilidade urbana, equipe educacional despreparada para lidar com a diversidade, distância entre as leis e sua aplicabilidade e desconhecimento dos direitos sociais. Ancorado na dialética inclusão/exclusão evidenciada nos aspectos multifacetados desse processo, pelos enunciados percebeu-se que os participantes têm consciência da importância da educação no processo de inclusão à sociedade, uma vez que esta propicia o acesso ao mercado de trabalho, ao lazer e à conquista da cidadania. Espera-se que os resultados possam contribuir para uma melhor conscientização por parte da sociedade no que tange à inclusão/exclusão social no contexto da deficiência visual.

Palavras-chave : inclusão; deficiência visual; representação social; psicologia social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License