SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Apreendendo a inclusão social sob o olhar das representações sociaisPsicoterapia de grupo com foco na adaptação acadêmica: um experimento com estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ANTUNES, Marcos Henrique; SOARES, Dulce Helena Penna  e  MORE, Carmen Leontina Ojeda Ocampo. O processo de desligamento laboral: vivências narradas por casais aposentados. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 793-811. ISSN 1808-4281.

Este artigo analisa as vivências relacionadas ao processo de desligamento laboral na perspectiva de casais aposentados. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual participaram 06 casais que encontravam-se aposentados há, pelo menos, um ano. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, e, posteriormente, organizados e analisados, seguindo os princípios da Grounded Theory. Os resultados mostraram que o contexto de vida dos participantes foi um fator determinante na decisão de aposentadoria, visto que as referências por eles apresentadas transitavam pelas experiências de amigos, colegas de trabalho e do cônjuge se aposentando, além do cansaço relacionado às atividades profissionais e as implicações das situações de violência social. Observou-se diferentes concepções e ideias sobre os significados da aposentadoria, as quais demonstraram tanto a possibilidade de usufruir do tempo livre do trabalho e expandir as redes de contato e convivência familiar e social, quanto posicionamentos que retrataram perdas a partir do desligamento laboral e suas consequências à vida do indivíduo. Por fim, destaca-se a importância de considerar o contexto relacional do trabalhador e do aposentado na intervenção com esses públicos, com a finalidade de constituir uma apreensão abrangente das condições potencialmente facilitadoras e/ou dificultadoras da adaptação a esse período.

Palavras-chave : aposentadoria; trabalho; cônjuges; casal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License