SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3O processo de desligamento laboral: vivências narradas por casais aposentadosMetas de socialização de pais e mães de diferentes configurações familiares do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

COUTO, Daiane Bocard do  e  VICENTE, Carla Cristine. Psicoterapia de grupo com foco na adaptação acadêmica: um experimento com estudantes. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 812-830. ISSN 1808-4281.

O estudo teve foco na adaptação acadêmica para identificar efeitos da psicoterapia de grupo na elaboração do processo de adaptação em estudantes no primeiro ano da universidade. Participaram do estudo 24 estudantes, quatro do sexo masculino e 20 do sexo feminino, com idades entre 18 e 29 anos, do curso de psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Os participantes foram divididos em dois grupos de 12 pessoas, chamados de grupo A e grupo B. O grupo A frequentou 8 sessões de psicoterapia de grupo. O grupo B funcionou como grupo controle. Ambos os grupos responderam o Questionário de Vivências Acadêmicas reduzido - QVAr, em dois momentos, no início e no final do período letivo. Os resultados mostraram que o grupo que participou da psicoterapia, ao final do estudo, elevou seu nível de adaptação acadêmica, passando de médio adaptado para bastante adaptado. Enquanto o grupo controle regrediu seu nível de adaptação, indo de bastante adaptado para médio adaptado. Concluiu-se que participação engajada em um grupo psicoterápico auxiliou estudantes a enfrentar seu processo de adaptação acadêmica no 1º ano de graduação.

Palavras-chave : adaptação acadêmica; psicoterapia de grupo; QVA-R.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License