SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Psicoterapia de grupo com foco na adaptação acadêmica: um experimento com estudantesEstratégias de Resolução de Conflito Romântico: Desenvolvimento de Medida e Predição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SILVA, Leticia Oliveira da  e  PESSOA, Luciana Fontes. Metas de socialização de pais e mães de diferentes configurações familiares do Rio de Janeiro. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 831-849. ISSN 1808-4281.

As metas de socialização têm a sua construção mediada pelas crenças parentais e, por conseguinte, pela cultura, sendo de considerável relevância que sejam investigadas de acordo com os contextos nos quais estão inseridas. Com o objetivo de identificá-las em diferentes tipos de família, participaram do estudo 40 pais e mães residentes na cidade do Rio de Janeiro, com filhos entre sete e 11 anos de idade, de três configurações familiares: 10 casais de famílias nucleares, 10 mães de famílias mononucleares e cinco casais de famílias reconstituídas. Foi utilizado um questionário sociodemográfico para coletar dados como idade, gênero e tipo de família e o Inventário de metas de socialização/desenvolvimento para identificar as trajetórias de socialização. Os resultados apontaram que não houve diferenças significativas entre autonomia e relação na amostra geral (Z=-0,96; p>0,05),assim como, não houve diferenças significativas na comparação entre pais e mães nem na dimensão de autonomia (U=138,50; p>0,05), nem na dimensão de relação (U=163,50; p>0,05). Contudo, famílias nucleares tenderam para metas autônomo-relacionais, enquanto famílias mononucleares e reconstituídas para metas relacionais. Tais resultados sugerem, portanto, a relevância em considerar a pluralidade de arranjos familiares nas investigações das metas de socialização.

Palavras-chave : metas de socialização; crenças parentais; diferentes configurações familiares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License