SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Metas de socialização de pais e mães de diferentes configurações familiares do Rio de JaneiroUm cuidado tecido em rede: versões de um atendimento clínico na graduação de psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ANDRADE, Alexsandro Luiz De  e  EGERT, Caroline. Estratégias de Resolução de Conflito Romântico: Desenvolvimento de Medida e Predição. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 850-872. ISSN 1808-4281.

Este estudo desenvolve um novo instrumento para avaliação de estratégias de resolução de conflito conjugal em relacionamento amoroso, bem como são avaliados seus aspectos de convergência com dimensões da qualidade sexual e comunicacional no relacionamento amoroso. Os participantes foram 416 pessoas adultas envolvidas em relacionamentos autoavaliados como estáveis. Os resultados apontaram uma medida com estrutura de cinco dimensões e indicadores de confiabilidade do tipo Ômega bons e regulares. Adicionalmente, verificou-se que estratégias de resolução de conflito foram preditoras para qualidade da comunicação e do relacionamento sexual, na amostra investigada.

Palavras-chave : relações conjugais; conflito conjugal; interação interpessoal; psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License