SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Romantic Conflict Resolution Strategies: Measurement Development and Prediction"Free seminars: Qlínica, com quê?": Contributions of Marcus Vinícius de Oliveira Silva to brazilian psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

ARAUJO, Erika da Silva  and  QUADROS, Laura Cristina de Toledo. Um cuidado tecido em rede: versões de um atendimento clínico na graduação de psicologia. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 873-890. ISSN 1808-4281.

Este trabalho debruça-se sobre uma experiência clínica em psicologia a partir do estágio e acompanhamento de um caso clínico no Serviço de Psicologia Aplicada em uma universidade pública do Rio de Janeiro. Nosso principal objetivo é o mapeamento das redes de cuidado que suportam esse atendimento, utilizando para tal a Teoria Ator-Rede, tendo como fio condutor a Lógica do Cuidado proposta por Mol (2008). O caso descrito é narrado através de experiências vivenciadas pela cliente, que retratam diferentes redes onde essa cliente atuou. Compreendendo que o cuidado na psicoterapia individual não acontece exclusivamente na relação terapeuta-cliente, mas pode transbordar por outros espaços, buscamos realizar uma reflexão acerca das práticas de cuidado como um processo que acontece articulado a uma rede, incluindo humanos e não humanos. Nessa escrita, tangenciamos a formação em psicologia e alguns pressupostos da Gestalt-terapia, abordagem que orientou o referido atendimento clínico.

Keywords : prática clínica; cuidado; psicologia social; estudo de caso; gestalt-terapia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License