SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3The logic of the phantasm in the passage from modernity to contemporaneityThe object of segregation and the concentration camp author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

GHILARDI, Ricardo Bertazzo  and  D'AGORD, Marta Regina de Leão. O Sujeito e a Fala em Psicopatologia: Aportes Sobre a Foraclusão. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 953-965. ISSN 1808-4281.

Neste trabalho apresentamos uma contribuição ao estudo da especificidade da escuta psicanalítica na prática clínica. Iniciamos com uma análise histórica do termo foraclusão e da leitura que Lacan fez da concepção freudiana do processo de Verwerfung. Interessa mostrar a aproximação entre o sujeito foracluído da ciência, a constituição do sujeito na fala e o modelo topológico do corte. Trata-se de indagar sobre a estrutura na qual o sujeito está simbolicamente representado, e na qual, ao mesmo tempo, ele faz parte.  Nesse sentido, o termo indiscriminado sujet responde tanto ao uso gramatical quanto ao topológico. Trabalhamos através de um caso clínico a diferença entre uma clínica do fenômeno e uma clínica da escuta, cujo efeito é um sujeito.

Keywords : sujeito; sujet; foraclusão; clínica; psicanálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License