SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3The "Woman's Nature" as Seen by the Physicians, Workers and Literati in the Beginning of the 20th Century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

PINEDA, María Andrea. Eva Borkowska de Mikusinski, H. J. Eysenck e o estudo científico da personalidade na Argentina. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 1020-1041. ISSN 1808-4281.

O texto apresenta uma abordagem policêntrica relativa a uma história local sobre Eva Borkowska de Mikusinski. Polonesa que migrou para a Argentina após a Segunda Guerra Mundial, tornou-se uma das primeiras psicólogas graduadas na região. Algumas de suas motivações são exploradas ao mostrar certos dilemas entre sua vida familiar e profissional.Descrevem-se as circunstâncias em que conheceu H. J. Eysenck, explicando como esse fato a levou a novos projetos que propiciaram uma mudança histórica a sua comunidade acadêmica. Sua pesquisa científica sobre as motivações do comportamento humano permitiu que se tornasse uma referência local pioneira no modelo de Eysenck, no qual ela baseou o treinamento de psicólogos e um programa de pesquisa, apesar da cultura hegemônica psicanalítica. As condições da universidade argentina e do sistema científico são descritas, com o objetivo de explicar, por um lado, como elas permitiram que ela desenvolvesse sua profissão, mas também como, por outro lado, inibiram o escopo e incidência de seu trabalho.

Keywords : história; mulheres; traços de personalidade; Eysenck; Argentina.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License