SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3A "Natureza Feminina" na Ótica dos Médicos, Operários e Literatos no Início do Século XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PINEDA, María Andrea. Eva Borkowska de Mikusinski, H. J. Eysenck e o estudo científico da personalidade na Argentina. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 1020-1041. ISSN 1808-4281.

O texto apresenta uma abordagem policêntrica relativa a uma história local sobre Eva Borkowska de Mikusinski. Polonesa que migrou para a Argentina após a Segunda Guerra Mundial, tornou-se uma das primeiras psicólogas graduadas na região. Algumas de suas motivações são exploradas ao mostrar certos dilemas entre sua vida familiar e profissional.Descrevem-se as circunstâncias em que conheceu H. J. Eysenck, explicando como esse fato a levou a novos projetos que propiciaram uma mudança histórica a sua comunidade acadêmica. Sua pesquisa científica sobre as motivações do comportamento humano permitiu que se tornasse uma referência local pioneira no modelo de Eysenck, no qual ela baseou o treinamento de psicólogos e um programa de pesquisa, apesar da cultura hegemônica psicanalítica. As condições da universidade argentina e do sistema científico são descritas, com o objetivo de explicar, por um lado, como elas permitiram que ela desenvolvesse sua profissão, mas também como, por outro lado, inibiram o escopo e incidência de seu trabalho.

Palavras-chave : história; mulheres; traços de personalidade; Eysenck; Argentina.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License