SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número especialHistória da Psicologia, por quê?Desenvolvimento científico e desafios da Psicologia do Trabalho e das Organizações no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

CORDEIRO, Mariana Prioli  e  SPINK, Mary Jane Paris. Apontamentos sobre a História da Psicologia Social no Brasil. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.spe, pp. 1068-1086. ISSN 1808-4281.

Neste artigo, buscamos apresentar algumas das abordagens teóricas, grupos de pesquisa e instituições que fizeram e fazem parte do vasto (e diverso) campo da psicologia social brasileira. Para isso, em um primeiro momento, retomamos o modo como a história dessa ciência costuma ser contada - colocando a "crise de referência" da década de 1970 como um importante momento de inflexão, no qual ganham força a oposição ao modelo positivista de ciência e a necessidade de desenvolver abordagens críticas e comprometidas com a transformação social. Em um segundo momento, apresentamos algumas das abordagens teórico-metodológicas desenvolvidas após esse momento de "crise". Mais especificamente, abordamos o desenvolvimento da análise institucional, da psicologia sócio-histórica, da teoria das representações sociais e das abordagens construcionistas.

Palavras-chave : história da psicologia social; análise institucional; teoria das representações sociais; psicologia sócio-histórica; abordagens construcionistas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License