SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número especialApontamentos sobre a História da Psicologia Social no BrasilHistória das Psicoterapias e da Psicanálise no Brasil: o caso do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

GONDIM, Sonia Maria Guedes; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo  e  BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. Desenvolvimento científico e desafios da Psicologia do Trabalho e das Organizações no Brasil. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.spe, pp. 1087-1105. ISSN 1808-4281.

Discorre-se sobre o desenvolvimento brasileiro da psicologia do trabalho e das organizações, com o foco na sua formação pós-graduada e produção científica. Inicia-se pela demarcação conceitual. Na seção subsequente, argumenta-se a favor da relação entre o crescimento e a diversificação da subárea e também a expansão da pós-graduação no Brasil. Segue um panorama das revisões de literatura nacionais, visando ressaltar a diversidade na prática de pesquisa. Finaliza-se com considerações sobre os desafios para alcançar níveis mais elevados de amadurecimento científico.

Palavras-chave : métodos de pesquisa; psicologia organizacional; psicologia do trabalho; pós-graduação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License