SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 special issuePsychology and poverty in Brazil: History, knowledge production and possible questionsInfluencer: a Politic-Therapeutic problem in Psychoanalysis Genealogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

HAZIN, Izabel; FERNANDES, Isabel; GOMES, Ediana  and  GARCIA, Danielle. Neuropsicologia no Brasil: passado, presente e futuro. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.spe, pp. 1137-1154. ISSN 1808-4281.

Apresenta-se um panorama da Neuropsicologia brasileira, enfocando sua inserção no país, caracterizando o momento atual e desafios à sua consolidação. Aborda-se a trajetória da Neuropsicologia, traçando-se cinco períodos que a caracterizam, bem como sua trajetória nacional. A Neuropsicologia brasileira assiste à sofisticação da neuroimagem e ao avanço da pesquisa e interesse na área, à criação de entidades representativas, ao crescente número de publicações, grupos de pesquisa e de cursos de pós-graduação, ao desenvolvimento de instrumentos brasileiros e à ampliação da normatização e validação de instrumentos estrangeiros. Apesar desses avanços, ressalta-se a necessidade de constituir uma Neuropsicologia brasileira, sintonizada com os desafios de um país diverso, que contribua com políticas públicas, produza conhecimentos que atinjam diferentes populações e contribua para a diminuição das desigualdades sociais.

Keywords : Neuropsicologia; História; Psicologia Aplicada; Brasil; Psicologia da Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License