SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número especialInfluencia: un problema Político-Terapéutico en la Genealogía del PsicoanálisisLa contribuición de Robert Mearns Yerkes para la ingeniería humana como instrumento de dominación de clase: una primera aproximación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

GONZALEZ, María Eugenia. Psicanálise no século XXI: um estudo sobre universidades do Rio de Janeiro e Buenos Aires. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.spe, pp. 1175-1194. ISSN 1808-4281.

Este artigo se propõe a analisar a situação da psicanálise nos cursos de psicologia das universidades do Rio de Janeiro, estabelecendo uma comparação com o caso de Buenos Aires. Para tal fim, utiliza um método de análise que implica construção documental, entrevistas e estudo teórico sobre a história e a atualidade da psicologia e da psicanálise nessas cidades. Entende-se que, além da chamada "crise" da psicanálise, ela mantém uma posição predominante nesses cursos. Espera-se que este trabalho contribua para uma discussão contextualizada dos cursos de psicologia em suas revisões curriculares.

Palabras clave : Psicanálise; Universidade; Psicologia; Argentina; Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License