SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 special issuePsychoanalysis in the 21st century: a study about universities of Rio de Janeiro and Buenos AiresA networking model. The case of the International Center for Genetic Epistemology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

SANTOS, André Vieira dos. A contribuição de Robert Yerkes para a engenharia humana como instrumento de dominação de classe: uma primeira aproximação. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.spe, pp. 1195-1214. ISSN 1808-4281.

O período de 1870 a 1920 é conhecido como aquele no qual diversos teóricos da psicologia estadunidense estabelecem as diretrizes teóricas e políticas da independência da disciplina frente às demais ciências e às reflexões filosóficas. A psicologia comparada proposta por Robert Mearns Yerkes é uma das mais importantes do final do século XIX e das duas primeiras décadas do século seguinte. As obras do autor referentes à evolução do sistema nervoso central e periférico e suas relações com a inteligência, em conjunto com a psicologia militar e a eugenia, possibilitam, ao menos em parte, a concretização da engenharia humana e de suas futuras aplicações em diversos setores da sociedade estadunidense como instrumento de dominação da classe dominante. Como se trata de uma obra vasta e variadas aplicações na vida cotidiana, pensamos que essa primeira aproximação seja aprofundada em futuras investigações acerca dos movimentos da classe trabalhadora durante o processo de modernização da indústria e da grande reforma social pela qual a sociedade estadunidense à época. Movimentos amplamente desprezados pela historiografia da psicologia estadunidense.

Keywords : História da Psicologia; engenharia humana; Psicologia Comparada; Eugenia; Psicologia Militar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License