SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número especialA contribuição de Robert Yerkes para a engenharia humana como instrumento de dominação de classe: uma primeira aproximaçãoA Psicologia pela lente de Renato Kehl índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

RATCLIFF, Marc J.  e  TAU, Ramiro. Um modelo de rede. O caso do Centro Internacional de Epistemologia Genética. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.spe, pp. 1215-1238. ISSN 1808-4281.

O artigo analisa o processo de constituição do Centro Internacional de Epistemologia Genética (CIEG), localizado na Universidade de Genebra entre 1955 e 1986. Este centro liderado por Jean Piaget contava com a colaboração de centenas de pesquisadores de todo o mundo e de diferentes disciplinas. Aqui, revisaremos a configuração dos circuitos centrípetos que levaram à constituição de uma instituição com dupla centralidade. Por um lado, levando em conta a história das circulações científicas internacionais, é viável reconhecer no CIEG um ponto de referência a partir do qual as viagens radiais de trocas sociais com diferentes comunidades científicas podem ser reconstruídas. Por outro lado, podemos identificar um programa de pesquisa que posicionou a psicologia no centro dos debates epistemológicos. Para contribuir com a análise histórica desse duplo movimento de centralização, geografia e teoria, examinamos o desenvolvimento de uma série de estratégias, do Centro, implantadas nos primeiros anos da década de 1950.

Palavras-chave : Centro Internacional de Epistemologia Genética; CIEG; Historia; Piaget - Epistemologia Genética; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License