SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número especialA Psicologia pela lente de Renato KehlLeituras de Piaget na América Latina: Emilia Ferreiro, alfabetização e fracasso escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ZAMPRONHA, Maria Amélia Güllnitz  e  SASS, Odair. Contribuições da Psicologia à educação: a crítica social de Dante Moreira Leite. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.spe, pp. 1257-1278. ISSN 1808-4281.

Discute-se, aqui, as contribuições da Psicologia, elaborada por Dante Moreira Leite, importante intelectual e psicólogo brasileiro, para a educação. O objetivo é analisar a crítica social realizada pelo pesquisador, quanto aos seus potenciais e limites, relacionando-a com as principais conclusões da teoria crítica da sociedade, conforme os autores da primeira geração. Constata-se que Dante debate problemas fundamentais da educação nacional, com destaque para seus estudos acerca dos conceitos de ideologia e preconceito, evidenciando que as manifestações de tais conceitos são psicológicas, mas as origens são sociais. Dante elaborou, então, proposições com o intuito de motivar o aluno, mantendo-o na escola e promovendo o seu aprendizado, de melhor preparar o professor, bem como para propugnar medidas pedagógicas, até hoje em discussão. No entanto, nota-se que suas proposições se voltam mais para a adaptação à ordem social vigente do que à crítica dessa ordem.

Palavras-chave : Dante Moreira Leite; psicologia; educação; ideologia; preconceito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License