SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 special issueContributions of Psychology to education: Dante Moreira Leite's social critiqueFrom the classroom to the laboratory, three women scientists in the history of Argentinian Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

SCHERMAN, Patricia; VISSANI, Laura  and  FANTINI, Nilda. Leituras de Piaget na América Latina: Emilia Ferreiro, alfabetização e fracasso escolar. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.spe, pp. 1279-1298. ISSN 1808-4281.

O texto apresenta as transformações na leitura e utilização da teoria de Piaget na Argentina na década de 1970, e como foram estes trabalhos levantaram importantes questões sociais da época . Primeiro, introduz-se o trabalho de Ferreiro, sua formação educacional e as pesquisas que levaram à publicação do livro Psicogênese da língua escrita (Ferreiro & Teberosky, 1979). Em seguida, apresentam-se as inovações que esse texto produziu na época: uma nova leitura da teoria de Piaget na mídia acadêmica da Argentina; a utilização da psicologia genética em um novo campo; a realização de uma pesquisa empírica a partir do método piagetiano; a localização do problema do acesso à alfabetização e sua relação com o fracasso escolar, envolvendo aspectos até então invisíveis, como a pobreza e a desigualdade social na América Latina. Finalmente, expomos os avatares da recepção do texto na Argentina, aí aparecendo as marcas da ditadura militar, como o exílio, a censura e a clandestinidade; o encontro com o texto de Ferreiro mostra o rosto da perseguição exercida sobre os intelectuais e as formas clandestinas de circulação de conhecimento que uma geração profissional teve que enfrentar.

Keywords : Piaget; alfabetização; Ferreiro; ditadura; Argentina.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License