SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número especialLeituras de Piaget na América Latina: Emilia Ferreiro, alfabetização e fracasso escolarGênero e abordagem histórico-social: as mulheres no tempo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PINEDA, María Andrea. Da sala de aula ao laboratório, três mulheres cientistas na história da psicologia argentina. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.spe, pp. 1299-1322. ISSN 1808-4281.

O processo de integração de três mulheres argentinas na carreira científica é descrito a partir do momento em que eles obtiveram um doutorado em psicologia enquanto estavam trabalhando em um laboratório estrangeiro durante a década de 1960. A trajetória de Hermelinda Fogliatto, Rosalía Paiva e Ana María Insúa é retratada revelando sua chegada da educação ao campo da psicologia. Enquanto não havia tradição de promover o doutorado em psicologia na Argentina, eles conseguiram nesse objetivo sob a direção de Horacio Rimoldi no Laboratório Psicométrico da Universidade de Loyola (Chicago), que as encorajou em suas carreiras. Eles realizaram pesquisas sobre o processo de pensamento para resolução de problemas, com o modelo fatorial, consideradas como referência internacional. Trabalharam para organizações apoiadas pelas agências de Saúde e Educação dos Estados Unidos. Duas delas retornaram à Argentina onde trabalharam para o Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas. Discute-se o papel desta instituição na promoção da pesquisa psicológica bem como o lugar da pesquisa no treinamento e perfil dos psicólogos.

Palavras-chave : História da psicologia; mulheres; carreira científica; processo de pensamento; estudo fatorial.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License