SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número especialA mulher maltratada na Argentina. Desvios entre estado, sociedade e psicologia (1983-1995)Repatologizando a homossexualidade: a perspectiva de "psicólogos cristãos" brasileiros no século XXI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MARTINS, Hildeberto Vieira. Outros personagens entraram em cena: o movimento negro e a emergência de uma "política racializada". Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.spe, pp. 1393-1414. ISSN 1808-4281.

A finalidade desse artigo é discutir a importância do movimento negro a partir da década de 1930 em decorrência do seu papel político no cenário nacional, ao denunciar a existência do preconceito racial no Brasil e a relação desigual entre brancos e negros. Definimos como pontos de referência desse movimento a criação tanto da Frente Negra Brasileira (FNB), em 1931, como do Teatro Experimental do Negro (TEN), em 1944. As duas organizações em suas análises da situação do negro expuseram essa questão frequentemente em termos marcados por conteúdo psicológico, visando explicar ou resolver sua condição de exclusão. Pretende-se discutir o papel desse movimento na difusão de uma discussão sobre a autoimagem do negro e seu papel social a partir da racialização política do lugar desse sujeito histórico no Brasil.

Palavras-chave : questão racial; racismo; movimento negro; identidade racial; história da psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License