SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 special issueRepatologizing homosexuality: the perspective of Brazilian "Christian psychologists" in the 21st century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

SILVA, Juliana Ferreira da; ALBUQUERQUE, Letícia Dias; SANTOS, Marcela Matias  and  OLIVEIRA, Milena Almeida da Costa de. Diálogos com o Feminino: pelas ondas do rádio mulheres que fazem psicologia para mulheres. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.spe, pp. 1437-1449. ISSN 1808-4281.

A pesquisa Diálogos com o Feminino aborda a trajetória de mulheres na psicologia brasileira, buscando evidenciar as especificidades do saber psi que se dedicou às questões do feminino e produziu uma intervenção específica de psicologia feita por mulheres e para mulheres. Esta comunicação apresenta dados da primeira fase da pesquisa, constituindo uma análise de abordagem qualitativa, natureza aplicada, com objetivo exploratório e procedimento de análise documental sobre a contribuição da jornalista e mestre em psicologia social Irede Cardoso para a psicologia articulada ao movimento feminista brasileiro. O estudo parte da experiência do programa de rádio Elas por Elas, compreendendo-o como uma original intervenção sobre a questão da mulher, tanto pelo diálogo que propunha com a psicologia, quanto pela utilização de instrumentos de comunicação via rádio e telefone, assim como pela colocação de questões específicas da mulher de forma coletivizada. Em seguida, são discutidos elementos da biografia de Irede Cardoso, abordando sua trajetória e produção acadêmica. Os resultados demonstram que o saber psi estudado na pesquisa formou esforços para a coletivização da pauta feminista.

Keywords : feminismo; história da psicologia; gênero; rádio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License