SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Shall we be inclusive? Media campaigns and production of truths about inclusion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

SILVA, Lawerton Braga da  and  ALESSIO, Renata Lira dos Santos. Redes de ódio: A homofobia no Facebook. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp. 07-27. ISSN 1808-4281.

A homofobia é um fenômeno relevante que está presente nas relações sociais, por meio de crenças, emoções, ideologias e posicionamentos. Este artigo analisou as diferentes formas de expressões da homofobia a partir de uma postagem no Facebook da página "Quebrando o Tabu" à luz da teoria das representações sociais. As relações intergrupais, presentes no coração da teoria, se constituíram como processos norteadores das discussões. A partir de um vídeo a respeito da homossexualidade foram selecionados 1.592 comentários. Os dados foram analisados pelo software IRAMUTEQ por meio de uma classificação hierárquica descendente que resultou em quatro classes de discursos. A Classe 1 (40%), denominada, "Respeito"; a Classe 2 (22.1%), "Debate político-ideológico"; a Classe 3 (12.9%), "Influência da homossexualidade para as crianças" e; por fim, a Classe 4 (25%), denominada de "Acusação aos homossexuais de deturpação da igreja". Os resultados evidenciaram em todas as classes a existência de conflitos entre grupos; diferenças entre as expressões homofóbicas; um discurso que justificava os posicionamentos por meio dos valores igualitário, além de evidenciar que as expressões contra homossexuais estavam ancoradas em três explicações, a saber, bio-religiosas, ético-morais e psicossociais.

Keywords : preconceito; homossexualidade; Facebook; representações sociais; relações intergrupais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License