SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Percepção do estresse e estressores de enfermeiros de um hospital universitárioO cotidiano da intersetorialidade e as relações entre as equipes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

FRANCA, Rômulo Ataides; RAMOS, Wilsa Maria  e  MONTAGNER, Maria Inez. Mapeamento de políticas públicas para os refugiados no Brasil. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp. 89-106. ISSN 1808-4281.

Frente à chegada de imigrantes refugiados ao Brasil, surge a preocupação acerca do alcance das políticas públicas estabelecidas para o acolhimento dessas pessoas no país. Para tanto, realizou-se a revisão documental e de literatura buscando mapear as legislações e documentos de órgãos oficiais sobre os refugiados, bem como a produção acadêmica sobre os eixos temáticos políticas públicas, saúde e xenofobia, no período entre 2007 a 2017. Não foram encontrados artigos brasileiros sobre refugiados e xenofobia. A falta de políticas públicas ampla foi um aspecto diagnosticado pelas produções relacionadas aos eixos saúde e políticas públicas. O problema das migrações forçadas tende a atingir cada vez mais o Brasil, de forma que este estudo pode contribuir para a sofisticação das estruturas legislativas e sociais para lidar com o acolhimento de refugiados no Brasil.

Palavras-chave : refugiados; políticas públicas; vulnerabilidade; saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License