SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1O cotidiano da intersetorialidade e as relações entre as equipesO corpo como função de suplência imaginária em um caso de psicose ordinária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

GIARETTA, Vanessa  e  SILVA, Milena da Rosa. Os indicadores de intersubjetividade e sua potência na clínica de crianças. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp. 127-146. ISSN 1808-4281.

Os indicadores de intersubjetividade são uma espécie de guia, reunindo fenômenos que vêm sendo destacados pela literatura psicanalítica e indicam que a constituição psíquica da criança está se desenvolvendo no encontro com seu ambiente subjetivante. Tais fenômenos foram reunidos pelo psicanalista uruguaio Victor Guerra. Neste artigo, as autoras sustentam que esses indicadores podem se consolidar como uma ferramenta teórica e técnica na clínica de crianças que apresentam entraves em seu processo de subjetivação. É apresentado um resumo desses indicadores e cenas clínicas, visando compreender de que modo eles podem amparar o trabalho analítico, iluminando um caminho rumo à subjetivação.

Palavras-chave : intersubjetividade; subjetivação; psicanálise; clínica da infância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License