SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1O corpo como função de suplência imaginária em um caso de psicose ordináriaSofrimento e Violência que a Lógica Proibicionista Gera na Vida de Usuários de Drogas Ilícitas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PREVIDELLO, João Pedro Gomes; SALVADOR, Isadora Nicastro  e  PALMA, Claudia Maria de Sousa. O corpo ao pé da letra: O sintoma entre o saber e o gozo. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp. 166-186. ISSN 1808-4281.

O artigo se propõe a analisar a especificidade do conceito de corpo, a partir da pulsão e da formação sintomática, a fim de refletir sobre a diferença no tratamento das configurações clínicas que escapam à construção simbólica. Essas organizações, ao prescindirem dos mecanismos psíquicos ordenados pelo recalque e pelo trabalho inconsciente de condensação e deslocamento, desnudam um corpo malvestido pelo simbólico, portanto, com importantes entraves ao endereçamento e à inclusão da alteridade. Como consequência, o sintoma não se encadeia pela via da associação livre, nem se orienta pela busca de algo no outro. Aparece enquanto real no corpo, atrelando-se ao caráter pulsional da compulsão à repetição. Assim, destacamos a prevalência de um arranjo em que o objeto a predomina como letra, resto, cuja função está em representar um sujeito analfabeto, no sentido de desavisado do que produz em seu corpo. Para o manejo clínico, o analista é, então, convocado a um outro lugar, diferente do ocupado no tratamento com os sintomas neuróticos. Trata-se de uma clínica do ato, orientada a um remanejamento de letras a realizar a necessária demarcação nesse gozo que irrompe no corpo.

Palavras-chave : psicanálise lacaniana; corpo em psicanálise; letra.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License