SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Sofrimento e Violência que a Lógica Proibicionista Gera na Vida de Usuários de Drogas IlícitasRelato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

GUERRA, Andrea Máris Campos; MOREIRA, Jacqueline de Oliveira; MALTA, Amanda Lessa  e  GALHARDO, Leandro. A família processual: Pensando a filiação e a transmissão na contemporaneidade. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp. 206-222. ISSN 1808-4281.

As mudanças societárias nos modos e costumes referentes às composições familiares suscitam novos questionamentos acerca de como a filiação e a transmissão operam atualmente no interior das "novas" configurações familiares. Desenvolve-se, através da análise das Narrativas Memorialísticas de jovens moradores de periferia, envolvidos ou não com a criminalidade, a hipótese de que a família contemporânea opera seu espaço de transmissão através de uma lógica processual continuísta na qual não há mais um núcleo articulador e gerador de unidade semântica. Dessa forma, a transmissão acontece pela composição de diferentes lógicas que, em continuidade processual, incidem sobre o objeto de desejo a partir de seu ponto de impossibilidade de tradução.

Palavras-chave : família; juventude; criminalidade; processualidade; contemporaneidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License