SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1O apego desenvolvido na infância e o relacionamento conjugal e parental: Uma revisão da literaturaHabilidades Sociais e Prevenção do Suicídio: Relato de Experiência em Contextos Educativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

VARAS, Giuliana Vásquez  e  BORSA, Juliane Callegaro. Revisão Sistemática do Estudo das Motivações para a Parentalidade. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp. 261-283. ISSN 1808-4281.

Esta pesquisa teve como objetivo identificar, avaliar e sintetizar os estudos empíricos sobre Motivação para a parentalidade (MP), publicados em oito bases de dados eletrônicas escolhidas. Da combinação de diversos descritores em inglês, português e espanhol, encontrou-se 1345 publicações internacionais. Após a submissão dos artigos ao refinamento inicial e teste de relevância, restaram 49 estudos que constituíram a amostra final desta pesquisa. Identificaram-se nove categorias analíticas divididas entre aspectos gerais e resultados dos estudos. Os resultados mostram um interesse crescente no estudo das MP desde diferentes teorias, embora constatou-se a carência de estudos no contexto latino-americano. O modelo TDIB de Warren Miller apresentou uma maior aceitação no estudo e mensuração do construto. Variáveis pessoais, culturais e contextuais relacionadas ao estudo das motivações para a parentalidade foram encontradas. Por fim, diferentes limitações metodológicas mencionadas pelos pesquisadores são descritas.

Palavras-chave : fertilidade; motivação; parentalidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License