SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Systematic Review of Motivation to Parenthood StudiesPsychology in the School: Building a liberating horizon for the development of children and young people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

LEME, Vanessa Barbosa Romera et al. Habilidades Sociais e Prevenção do Suicídio: Relato de Experiência em Contextos Educativos. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp. 284-297. ISSN 1808-4281.

Este estudo tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um projeto que realizou oficinas e palestras sobre habilidades sociais e de vida em diferentes contextos educativos. As ações extensionistas são desenvolvidas com estudantes, docentes e funcionários técnicos-administrativos de uma universidade pública e alunos, professores e demais funcionários de escolas públicas da educação básica, localizadas no Estado do Rio de Janeiro. São apresentadas quatro oficinas e uma palestra realizadas na universidade e nas escolas. Todas as ações foram baseadas na promoção das habilidades sociais e de vida e evidenciaram, por meio dos relatos dos participantes, alguns ganhos no autoconhecimento e satisfação com atividades propostas. Ao final são analisados o impacto das atividades e os desafios que envolveram o projeto com foco na promoção de saúde mental e prevenção do suicídio.

Keywords : habilidades sociais; habilidades de vida; suicídio; prevenção; saúde mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License