SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Psicologia na Escola: Construção de um horizonte libertador para o desenvolvimento de crianças e jovens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

TREVIZANI, Tiago Marcelo  e  SILVA, Rosane Azevedo Neves da. Cartas do hospício: Memória e esquecimento - rastros e insurgências. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp. 313-336. ISSN 1808-4281.

Este artigo discute sobre o uso de cartas como fontes de pesquisa e sua articulação com os conceitos de memória e esquecimento, no âmbito da história da loucura. Os autores partem do encontro ao acaso com algumas correspondências escritas no início do século XX, por pacientes do antigo Hospício São Pedro, localizado em Porto Alegre (Rio Grande do Sul/Brasil), as quais ficaram guardadas nos seus prontuários e que, aparentemente, não foram enviadas aos seus destinatários. Os procedimentos de exclusão e a regulação dos discursos daqueles que eram tidos como loucos operou um silenciamento desses sujeitos, tomando seus escritos, exclusivamente, como referentes da sua suposta loucura; entende-se que a dinâmica das relações de poder é capaz de produzir "vidas memoráveis" e "vidas pouco dignas de serem lembradas". Destaca-se o compromisso ético-político de uma perspectiva histórica que se compromete com a "memória dos oprimidos". Este estudo examina alguns "rastros do passado", entendendo-os como possibilidade de insurgência daqueles que foram relegados ao esquecimento, neste caso, lembrar do passado é intervir no presente.

Palavras-chave : cartas do hospício; loucura; memória e esquecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License