SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Review of the use of the theory of social representations in homophobia studies in BrazilDeafness and sexuality: An analysis from the social representations of deaf university students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

YOUNES-IBRAHIM, Samira; PINHEIRO, Marta de Araújo  and  PARDO, Catalina Revollo. Testemunhos de Sobreviventes ao Desastre de 2011 em Petrópolis: Abordagem Psicossocial em um Campo Ferido. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 366-386. ISSN 1808-4281.

Este artigo apresenta uma análise dos testemunhos de sobreviventes ao desastre ocorrido em 2011, no Vale do Cuiabá (Petrópolis, RJ), região serrana do Estado do Rio de Janeiro, a partir de uma abordagem psicossocial. Os testemunhos foram coletados sete anos após a tragédia por meio de entrevistas individuais e grupais e mostram que o desastre continua. Dentre os resultados, evidencia-se que as pessoas entrevistadas se percebem como sobreviventes e não como afetados, atingidos ou vítimas; a vivência do abandono permanece com a ausência do Estado; e a precariedade das políticas públicas praticadas fragmentaram as relações comunitárias, gerando comprometimento da comunicação interpessoal. Destaca-se que o desastre permanece enquanto durar o sofrimento social dos envolvidos e que os profissionais que atuam nesse campo necessitam desenvolver uma escuta qualificada.

Keywords : desastre 2011; Petrópolis-RJ; psicossociologia; sofrimento social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License