SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Survivor's testimonies from 2011 disaster in Petrópolis: Psychosocial approach in a wounded fieldThe babassu warriors: Female coconut breakers in motion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

GUIMARAES, Valéria Maria Azevedo; SANTOS, Fábio; SANTOS, Bruno Felipe de Santana  and  SILVA, Joilson Pereira da. Surdez e sexualidade: Uma análise a partir das representações sociais de universitários surdos. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 387-405. ISSN 1808-4281.

O objetivo do presente estudo foi analisar as representações sociais dos surdos universitários acerca da sexualidade. Esta pesquisa teve como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais (TRS), que possibilita compreender a sexualidade, além do aspecto individual, elucidando a função do saber compartilhado. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, realizada com cinco universitários surdos que foram entrevistados de forma individual, em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e por meio de um roteiro semiestruturado. Utilizou-se o Software IRAMUTEQ para a análise dos dados mediante a Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Observou-se que as representações sociais da sexualidade dos participantes estão ancoradas no cuidado com a saúde sexual, no futuro profissional e nas relações amorosas, nas relações com a comunidade surda e com os familiares. Com isso, foi identificado que os participantes tiveram preocupação com a afetividade, o bem-estar, a atividade sexual e a satisfação em seus relacionamentos. No entanto, percebe-se a necessidade de desmistificar a temática entre os jovens surdos para que esses desenvolvam a sexualidade com autonomia.

Keywords : representação social; sexualidade; universitários; surdo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License