SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Surdez e sexualidade: Uma análise a partir das representações sociais de universitários surdosNarrativas e metodologias participativas: Democracia como condição de possibilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

CARVALHO, Andressa Veras de  e  MACEDO, João Paulo. As guerreiras do babaçu: Mulheres quebradeiras de coco em movimento. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 406-426. ISSN 1808-4281.

Este estudo teve como objetivo recuperar as trajetórias de mulheres quebradeiras de coco piauienses que integram o Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), demarcando suas lutas cotidianas, formas de resistência e modos de organização e participação política, interseccionados com questões de gênero, raça, etnia, geração, território e demais marcadores que foram compondo seus modos de vida. As trajetórias dessas mulheres são atravessadas pelas situações de opressão, espoliação e violência às quais eram sujeitas, mas também apresentam marcantes histórias de luta e resistência que tecem seu cotidiano, em um contexto de efervescência política, favorecendo a emergência do MIQCB. A participação política das mulheres nesse movimento possibilitou o tensionamento das fronteiras entre público e privado, ao contestarem os lugares tradicionais que, historicamente, têm sido atribuídos às mulheres, como o espaço restrito da casa.

Palavras-chave : quebradeiras de coco; comunidade tradicional; gênero; interseccionalidades; participação política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License