SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2The babassu warriors: Female coconut breakers in motionIdentities in transition: Black women's narratives about hair, whitening techniques and racism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

COSTA, Frederico Alves. Narrativas e metodologias participativas: Democracia como condição de possibilidade. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 427-444. ISSN 1808-4281.

A discussão sobre estratégias qualitativas de pesquisa encontra-se presente na psicologia social desde a primeira metade do século XX. Entretanto, sob a hegemonia de pressupostos positivistas nesse campo de conhecimento, apenas com a emergência da "crise" da psicologia social, nos anos 1960, que essas estratégias conseguiram alcançar maior legitimação e visibilidade, inclusive na América Latina. Nosso objetivo nesse texto é refletirmos, a partir de uma perspectiva crítica de ciência e da Teoria Democrática Radical e Plural, sobre ser a democracia, como uma forma de sociedade, uma condição de possibilidade para a produção de narrativas e de metodologias participativas. Reflexão feita em torno de dois eixos que se complementam: eixo epistemológico, concebendo o conhecimento como uma prática social; eixo político, abordando o lugar do pesquisador, na relação com os pesquisados, no enfrentamento a relações de dominação.

Keywords : metodologia qualitativa; narrativas; pesquisa ação-participante; epistemologia; política.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License