SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Identidades em transição: Narrativas de mulheres negras sobre cabelos, técnicas de embranquecimento e racismoProposições não técnicas para uma acessibilidade estética em museus: Uma prática de acolhimento e cuidado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MATIAS, Jéssica Fernanda. Histeria masculina: Os impasses na assunção da posição sexual. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 464-483. ISSN 1808-4281.

Dada a associação histórica da histeria com a mulher e sua relação com o feminino, muitos trabalhos buscam compreender os atravessamentos dessa posição subjetiva para a sexualidade da mulher. O presente artigo promove a urgência em discutir as implicações de sua incidência sobre os homens, anatomicamente falando. Sendo assim, visa discutir os efeitos da dinâmica da histeria para o homem, no que concerne à assunção da posição sexual. Para tanto, se tratando de uma pesquisa teórica, partiremos de um rastreamento dos textos de Freud e do primeiro ensino de Lacan, buscando referências sobre a histeria masculina e, sobretudo, considerações sobre casos de homens histéricos. Posteriormente, articularemos os aspectos destacados pelos autores com o que, na teoria psicanalítica, se apresenta como particular à posição masculina, tal como a relação com o significante falo, com a castração e a identificação simbólica, bem como os efeitos disso na dinâmica do desejo e da fantasia.

Palavras-chave : histeria masculina; Complexo de Édipo; posição sexual; castração.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License