SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Male hysteria: The impasses in take on the sexual positionConceptions of Families: A study on the graphic representations of children from Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

ALVES, Camila Araújo  and  MORAES, Marcia. Proposições não técnicas para uma acessibilidade estética em museus: Uma prática de acolhimento e cuidado. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 484-502. ISSN 1808-4281.

Esse artigo tem como objetivo apresentar a mediação como uma via de acesso para a promoção de acessbilidade estética em espaços culturais e museus. Fudamentado na perspectiva feminista da deficiência, o artigo defende que os corpos deficientes interpelam os dispositivos de acessibilidade que são feitos para as pessoas com deficiência, através das prescrições dos manuais técnicos de acessibilidade. Lançando mão de um investimento metodológico que consiste em fazer a acessibilidade COM as pessoas com deficiência, o artigo indica que a acessibilidade é também uma prática de cuidado e acolhimento cuja finalidade é, em última instância, promover uma acessibilildade estética da obra de arte, pela via da experimentação e do encontro.

Keywords : mediação; acessibilidade estética; pesquisarCOM.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License