SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Histeria masculina: Os impasses na assunção da posição sexualConcepções de famílias: Um estudo sobre as representações gráficas de crianças cariocas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ALVES, Camila Araújo  e  MORAES, Marcia. Proposições não técnicas para uma acessibilidade estética em museus: Uma prática de acolhimento e cuidado. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 484-502. ISSN 1808-4281.

Esse artigo tem como objetivo apresentar a mediação como uma via de acesso para a promoção de acessbilidade estética em espaços culturais e museus. Fudamentado na perspectiva feminista da deficiência, o artigo defende que os corpos deficientes interpelam os dispositivos de acessibilidade que são feitos para as pessoas com deficiência, através das prescrições dos manuais técnicos de acessibilidade. Lançando mão de um investimento metodológico que consiste em fazer a acessibilidade COM as pessoas com deficiência, o artigo indica que a acessibilidade é também uma prática de cuidado e acolhimento cuja finalidade é, em última instância, promover uma acessibilildade estética da obra de arte, pela via da experimentação e do encontro.

Palavras-chave : mediação; acessibilidade estética; pesquisarCOM.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License