SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Proposições não técnicas para uma acessibilidade estética em museus: Uma prática de acolhimento e cuidadoEstilos de uso e significados dos autorretratos no Instagram: Identidades narrativas de adultos jovens brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

LANDIM, Ilana  e  BORSA, Juliane Callegaro. Concepções de famílias: Um estudo sobre as representações gráficas de crianças cariocas. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 503-521. ISSN 1808-4281.

As configurações familiares estão em processo de diversificação, de maneira que o modelo formado por homem e mulher unidos em matrimônio não é o único a ser legitimado pela sociedade. Este estudo objetivou investigar de que forma as crianças cariocas representam graficamente as famílias, tomando como base a teoria da análise do comportamento. Participaram da amostra 108 crianças cariocas (52,8% meninos e 47,2% meninas), com idades entre cinco e 12 anos (M= 8,58; DP= 1,54) e seus respectivos responsáveis (M= 36,9; DP= 7,31). Foi solicitado que as crianças desenhassem individualmente uma família e a descrevessem. Aos responsáveis foi pedido que preenchessem um questionário sociodemográfico. Os conteúdos dos desenhos e os dados do questionário sociodemográfico foram tabulados e analisados por meio do software estatístico IBM SPSS versão 22. A maior parte das crianças representou famílias tradicionais em seus desenhos. No entanto, as concepções de família pareceram mais associadas à dimensão afetiva que aos espaços de convivência e moradia. Esse estudo propôs novas perspectivas empíricas e teóricas para avaliar o desenho da família e sugere a necessidade de melhor compreender como os diversos arranjos familiares são apreendidos pelas crianças.

Palavras-chave : famílias; desenho de família; criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License