SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3O estudo das migrações a partir da Psicologia Social: Uma perspectiva críticaA escuta qualificada na assistência social: Da postura diagnóstica às formas (po)éticas de escutar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

STICCA, Marina Greghi; MANDARINI, Marina Bernardo  e  SILVA, Flavia Helen Moreira da. Condições de Trabalho e Saúde de trabalhadores em um restaurante universitário. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.3, pp. 583-603. ISSN 1808-4281.

O artigo trata de uma investigação realizada em um restaurante universitário, visando identificar relações entre as condições de trabalho e a saúde dos trabalhadores, a partir do referencial teórico e metodológico da ergonomia da atividade. A pesquisa, de natureza qualitativa, apontou a presença de fatores de risco ergonômicos e psicossociais relacionados às exigências da atividade, a carga de trabalho elevada, às dificuldades nas relações socioprofissionais e a forma como as tarefas eram distribuídas. A presença de doenças físicas foi apontada pelos entrevistados como uma das principais repercussões da atividade. As condições contratuais e de gestão também foram apontadas como fatores que afetavam a atividade dos entrevistados. Esses achados corroboram os dados já apresentados pela literatura e evidenciam a importância de um diagnóstico organizacional com foco na saúde do trabalhador que considere o trabalho em todos os seus componentes: condições físicas, contratuais, os processos e características da atividade e as condições sociogerenciais.

Palavras-chave : condições de trabalho; saúde; ergonomia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License