SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Sexting: percepções de adolescentes sobre o fenômeno e acerca do papel das relações familiaresO Papel da Home Literacy e da Educação Infantil no Desenvolvimento dos Precursores da Alfabetização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MENDES, Deise Maria Leal Fernandes; SANT'ANNA, Joana Lezan  e  RAMOS, Dandara de Oliveira. Metas Parentais de Socialização sobre Emoções: Um Estudo Exploratório. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.3, pp. 686-703. ISSN 1808-4281.

Estudar metas parentais de socialização emocional permite conhecer particularidades de contextos socioculturais e seus impactos no desenvolvimento infantil. Para analisar essas metas em mães e pais e sua relação com a valorização da autonomia ou da relação, realizou-se um estudo exploratório em que foram entrevistadas 60 duplas mãe-pai de filhos com até três anos, residentes na cidade do Rio de Janeiro. As respostas das entrevistas foram analisadas por uma técnica de análise de conteúdo e, posteriormente, foram calculadas frequências de evocações para as categorias identificadas e empregados procedimentos estatísticos descritivos e testes de associação entre grupos. Os resultados indicaram que as características emocionais desejadas por mães e pais para os filhos quandoadultos sinalizavam valorização da autonomia, independência e autoconfiança emocional, com as condições para o seu desenvolvimento estando principalmente centradas no contexto. A atuação parental prevalente foi a de educar/orientar para o desenvolvimento das metas emocionais que estabeleceram. Não foram encontradas diferenças significativas entre mães e pais, nem entre mães-pais de meninos e meninas quanto a quaisquer dos aspectos investigados. Sugere-se novos estudos abarcando distintas configurações familiares, com participantes de variados níveis de escolaridade e em outros contextos socioculturais.

Palavras-chave : metas de socialização; desenvolvimento emocional; parentalidade; autonomia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License