SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Metas Parentais de Socialização sobre Emoções: Um Estudo ExploratórioExercício físico regular e depressão em idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PALINHA, Katia de Matos  e  MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da. O Papel da Home Literacy e da Educação Infantil no Desenvolvimento dos Precursores da Alfabetização. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.3, pp. 704-717. ISSN 1808-4281.

Neste estudo, investigou-se o papel do Home Literacy Environment e da Educação Infantil no desenvolvimento dos precursores da alfabetização: consciência fonológica e conhecimento de letras. Participaram da pesquisa 53 estudantes do 1º ano de escolas municipais de nível socioeconômico baixo e seus cuidadores, sendo analisadas: 1) as relações entre Home Literacy Environment e os precursores, por meio de correlações de Pearson, as quais não foram significativas; 2) a contribuição da Educação Infantil no desenvolvimento dos precursores, medida por meio de Testes t, comparando-se as diferenças entre os grupos 0 (pouca experiência) e 1 (com experiência em Educação Infantil), onde se obteve correlações significativas entre o conhecimento das letras e Consciência Fonológica. Esses dados sugerem que o Home Literacy Environment dessas crianças pode ser insuficiente para o desenvolvimento desses preditores, e, portanto, cursar a Educação Infantil influencia a alfabetização.

Palavras-chave : home literacy; alfabetização; educação infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License