SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Regular physical exercise and depression in the elderlyReflections on the concepts of citizenship and subject in psychoanalysis in Mental Health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

SAMPAIO, Débora; DANTAS, Cristina Ribeiro; MAGALHAES, Andrea Seixas  and  FERES-CARNEIRO, Terezinha. Tornar-se mãe: Construindo o vínculo parento-filial na adoção tardia. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.3, pp. 735-752. ISSN 1808-4281.

Este estudo teve como objetivo investigara construção do vínculo parento-filial na adoção tardia. Foi realizado um estudo de caso, com base nos dados obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada com uma mãe adotiva. Evidenciou-se a importância de a mãe se colocar disponível frente às necessidades da filha, permitindo que vivências anteriores à adoção fossem reparadas. A partir de uma leitura winnicottiana foi possível destacar que, assim como nos casos em que houve gestação biológica, os pais adotivos devem experienciar o estado de "preocupação materna primária", mesmo em momento tardio, oferecendo holding e funcionando como ambiente suficientemente bom para a criança. Constatou-se que mãe e filha se colocaram na relação, construindo o vínculo afetivo de forma mútua. O preparo dos pretendentes à adoção se mostrou essencial diante dos desafios do percurso de construção do vínculo parento-filial, sendo ressaltada a colaboração dos Grupos de Apoio à Adoção.

Keywords : adoção tardia; preocupação materna primária; holding.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License