SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Exercício físico regular e depressão em idososReflexões sobre os conceitos de cidadania e sujeito em psicanálise na Atenção Psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SAMPAIO, Débora; DANTAS, Cristina Ribeiro; MAGALHAES, Andrea Seixas  e  FERES-CARNEIRO, Terezinha. Tornar-se mãe: Construindo o vínculo parento-filial na adoção tardia. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.3, pp. 735-752. ISSN 1808-4281.

Este estudo teve como objetivo investigara construção do vínculo parento-filial na adoção tardia. Foi realizado um estudo de caso, com base nos dados obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada com uma mãe adotiva. Evidenciou-se a importância de a mãe se colocar disponível frente às necessidades da filha, permitindo que vivências anteriores à adoção fossem reparadas. A partir de uma leitura winnicottiana foi possível destacar que, assim como nos casos em que houve gestação biológica, os pais adotivos devem experienciar o estado de "preocupação materna primária", mesmo em momento tardio, oferecendo holding e funcionando como ambiente suficientemente bom para a criança. Constatou-se que mãe e filha se colocaram na relação, construindo o vínculo afetivo de forma mútua. O preparo dos pretendentes à adoção se mostrou essencial diante dos desafios do percurso de construção do vínculo parento-filial, sendo ressaltada a colaboração dos Grupos de Apoio à Adoção.

Palavras-chave : adoção tardia; preocupação materna primária; holding.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License