SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Reflexões sobre os conceitos de cidadania e sujeito em psicanálise na Atenção PsicossocialDa clínica à cultura: desdobramentos da pesquisa entre psicanálise e arte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

GAZOTTI, Thaís de Castro  e  CURY, Vera Engler. Vivências de Psicólogos como Integrantes de Equipes Multidisciplinares em Hospital. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.3, pp. 772-786. ISSN 1808-4281.

Objetivou-se analisar fenomenologicamente a experiência de psicólogos que atuam em equipes multidisciplinares em hospitais. Participaram do estudo nove psicólogos, sendo oito mulheres e um homem, de hospitais no estado de São Paulo. Realizaram-se encontros dialógicos individuais com os participantes registrados sob a forma de narrativas compreensivas, que visam descrever os principais elementos da experiência de cada participante. Em seguida, redigiu-se uma narrativa síntese contendo os elementos significativos das experiências para apreender a estrutura do fenômeno em foco. Concluiu-se que: psicólogos necessitam romper barreiras e sobrecarregam-se com demandas, pois as equipes dificilmente reconhecem suas funções e sua importância; batalham pelo princípio da integralidade junto à equipe; compreensão empática, aceitação positiva incondicional e confiança caracterizam suas atuações com pacientes, familiares e profissionais para um bom funcionamento da equipe; necessitam se cuidar para exercerem suas funções; boa formação em Psicologia e pós-graduação em Psicologia Hospitalar precedem atuação competente em equipe.

Palavras-chave : psicologia hospitalar; interdisciplinaridade; fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License