SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Da clínica à cultura: desdobramentos da pesquisa entre psicanálise e arteHistória da Psicologia Política: Heterogeneidade e institucionalização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

RAVIZZINI, Simone  e  VIDAL, Paulo Eduardo Viana. A metáfora do amor: A posição do analista perante o (des)encontro no encontro amoroso. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.3, pp. 809-825. ISSN 1808-4281.

O presente trabalho propõe circunscrever um delineamento possível para pensarmos o amor, a transferência e a posição do analista diante da limitação caracterizada em cada enlace amoroso. Tal limitação é problematizada pela psicanálise lacaniana como um vazio estrutural que, devido à relação com a linguagem, resta no encontro entre os sujeitos. A trilha para esse caminho entreabre-se guiada pela concepção, proposta por Lacan, de que o falante é um ser sem essência, que precisa passar pelo significante para se representar. Neste movimento, algo é cifrado circunscrevendo, concomitantemente, um vazio inextirpável em seu advento. Almeja-se então pensar como o amor, amparado pela escuta analítica, pode lidar com esta falta, encarnada como um desencontro por aqueles que amam, sem comparecer apenas como uma enganação que a escamoteia. Assim, esse artigo bordeja uma diferente resposta possível para a emergência de um caminho inédito para o amor. Com esse intuito, perpassam-se textos lacanianos sobre amor e transferência, textos freudianos sobre a técnica analítica e passagens da literatura.

Palavras-chave : psicanálise; amor; enganação; transferência; posição do analista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License