SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especialAmbientalidade, Co-existência e Sustentabilidade: Uma Gestalt em Movimento"Pretitude" e o Afroperspectivismo em Psicoterapia: Desafios para a Abordagem Gestáltica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

CAVANELLAS, Luciana Bicalho  e  BARBOSA, Ronaldo Miranda. A Gestalt-Terapia em Tempos de Incerteza: A Potência do Não-Saber. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.spe, pp. 915-926. ISSN 1808-4281.

Em tempos de incerteza, temos vivenciado a ineficiência do acúmulo de conhecimento técnico-científico na criação de um mundo mais satisfatório e equânime. As injustiças, as violências e os adoecimentos têm sido porta-vozes da crise humanitária que atravessamos, onde a vida tem se revelado tentativa de sobrevivência para uma maioria de pessoas, nos mais diferentes lugares. Diante da hegemonia de um tipo de saber dominante, que visa previsibilidade e controle, experiências de alteridade tendem a ser suprimidas e desqualificadas. A Gestalt-Terapia, nascida em berço existencial-fenomenológico, nos resgata a importância de um olhar que vai ao encontro do outro com abertura e coragem, acolhendo a diversidade e valorizando a força das experiências vividas. O cuidado se revela como atitude necessária de inquietação e desvelo, favorecendo a capacidade de confiar na gratuidade e na beleza dos encontros como fonte de aprendizado, experiência e conhecimento. O não-saber a priori acaba por revelar-se fonte potente de descoberta e criação de novas realidades.

Palavras-chave : gestalt-terapia; conhecimento; alteridade; cuidado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License