SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especialPlantão Psicológico Gestáltico - A Escrita de uma ExperiênciaO Desenho na Gestalt-Terapia: A Versatilidade dos Traços em Interface com a Prática Clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

BIANCHI, Daniela Pupo Barbosa; KUBLIKOWSKI, Ida; CAMPS, Patricia Barrachina  e  FRANCO, Maria Helena Pereira. Possibilidades da Clínica Gestáltica no Atendimento de Crianças Enlutadas. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.spe, pp. 1018-1035. ISSN 1808-4281.

O luto é compreendido como o processo psíquico de elaboração de uma perda que rompe com toda a constituição de mundo interno e segurança da criança, exigindo que novas formas de ajustamento sejam criadas. A presença de um outro-suporte é fundamental para que a criança possa percorrer seus ciclos de contato e alcançar a satisfação de suas necessidades no enfrentamento do luto. A Gestalt-terapia é uma abordagem fenomenológico-existencial, focada na construção dialógica, na qual a relação terapeuta-cliente ganha um eixo central. Em termos de prática clínica, o terapeuta se coloca em abertura à espera do outro-humano que o busca, na expectativa de que se revele, acolhendo os conteúdos, reconhecendo sua manifestação, em um processo de aceitação, confirmação e inclusão. Neste sentido, a intervenção terapêutica acompanha a expressão do brincar como linguagem para a criança comunicar, compreender e assimilar o vivido. O caminho escolhido para realização deste estudo foi a revisão bibliográfica de teóricos da Gestalt-terapia e estudos em luto na contemporaneidade, com enfoque nas bases relacionais destas teorias associadas a vinhetas de casos clínicos para ampliar a compreensão e possibilidades de intervenção com crianças enlutadas na clínica gestáltica.

Palavras-chave : luto infantil; gestalt-terapia; psicoterapia infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License