SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especialArticulações entre o Pensamento de Leibniz e Robine: A Gestalt-terapia Inspirada através da Dobra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PEIXOTO, Paulo-de-Tarso de Castro. Biomusicalidade, Experiência e Awareness Coletiva: Gestalt-Terapia e Musicoterapia no Cuidado de Pais e Bebês. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2019, vol.19, n.spe, pp. 1084-1103. ISSN 1808-4281.

O artigo apresenta caminhos sobre a produção do cuidado para pais e bebês. Inicialmente é apresentado o conceito de ‘biomusicalidade', trazendo em cena a visão da vida tecida em contrapontos, a partir dos signos-sinais afetivos advindos das relações. As perspectivas da Gestalt-Terapia, da Musicoterapia e das Filosofias da Imanência sustentam as experiências de produção do cuidado para os pais e bebês. Problematiza-se a questão da produção de novas temporalidades nas relações entre os pais dirigida à produção do cuidado onde a subjetividade dos filhos seja ‘afetada' por campos de experiências vitais. Experiências movidas pela potência do desejo da descoberta, da busca pela novidade, do desejo de conexão com algo do ambiente que possa nutrir. Experiências da potência do devir-criança que habita os adultos e que pode ser despertada pelos campos de afetação do espaço clínico. O artigo propõe o desenvolvimento de uma Scientia Patibilis Natura, como uma Ciência da Alma Sensível. Ciência aliançada a uma ‘fenomenologia biomusical' que orienta e excita as consciências sensíveis dos pais para a produção de uma consciência sensível mutual, uma awareness coletiva. Experiências produtoras de um espaço clínico excitante, espaço da relação, espaço do sagrado, espaço da musicalidade da vida, espaço biomusical.

Palavras-chave : biomusicalidade; gestalt-terapia; musicoterapia; cuidado; pais e bebês.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License