SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Sentidos acerca del Psicólogo en el Servicio de Trabajo Social en la Literatura CientíficaHabilidades Sociales y Expectativas Académicas en Estudiantes de Enfermería índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

SCHUABB, Thaís Cravo  y  FRANCA, Lucia Helena de Freitas Pinho. Planejamento Financeiro para a Aposentadoria: Uma Revisão Sistemática da Literatura Nacional sob o Viés da Psicologia. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 73-98. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.50791.

O envelhecimento populacional é uma realidade tanto a nível global quanto nacional. No que diz respeito à aposentadoria, o planejamento financeiro para esta etapa da vida é um dos responsáveis por viabilizar o envelhecimento saudável. O objetivo deste estudo é descrever e analisar o estado da arte nacional sobre o planejamento financeiro para aposentadoria, sob o escopo da Psicologia. Foi realizada a busca pelas palavras-chave "planejamento" ou "preparação" e "aposentadoria", em cinco indexadores. A princípio, foram encontrados 270 artigos que, ao passar pelos critérios de inclusão e exclusão, foram reduzidos para 40 artigos. Os mesmos foram analisados a partir de sete categorias: ano de publicação, abordagem metodológica, setor, público investigado, instituição, elaboração de escalas e forma de abordar o planejamento financeiro. Ao final, foi constatada a necessidade de desenvolver novos estudos e políticas organizacionais que conduzam ao planejamento financeiro para a aposentadoria, fundamental para envelhecer com qualidade. Além do âmbito acadêmico, ações estratégicas precisam ser traçadas principalmente pela área de Recursos Humanos, a fim de sensibilizar os trabalhadores quanto ao planejamento financeiro como medida que deve acompanhar toda a trajetória profissional, para promover bem-estar dentro e fora do trabalho.

Palabras clave : planejamento financeiro; aposentadoria; envelhecimento; psicologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License