SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Planejamento Financeiro para a Aposentadoria: Uma Revisão Sistemática da Literatura Nacional sob o Viés da PsicologiaFatores de Risco no Contexto de Adolescentes Envolvidos no Tráfico de Drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

NOGUEIRA, Cátia Cristina de Carvalho; SOARES, Adriana Benevides; MONTEIRO, Marcia  e  MEDEIROS, Humberto Cláudio Passeri. Habilidades Sociais e Expectativas Acadêmicas em Estudantes de Enfermagem. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 99-118. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.50792.

O estudo avaliou o repertório de habilidades sociais e de expectativas acadêmicas de estudantes de enfermagem e comparou com alunos de outros cursos da área da saúde do primeiro e do último ano. Participaram da pesquisa 200 alunos de instituições particulares, iniciantes e concluintes de enfermagem e de outras áreas da saúde, sendo 78,5% (N=135) do sexo feminino e 32,5% (N=65), pertencentes à classe social B2. Foram utilizados como instrumentos o Inventário de Habilidades Sociais e o Questionário de Envolvimento Acadêmico nas Versões A e B. Os concluintes de enfermagem apresentaram melhores escores em habilidades sociais do que as outras amostras de estudantes, melhor comportamento efetivo no Envolvimento Institucional e melhor utilização da infraestrutura disponível na universidade para a realização de atividades acadêmicas. O estudo contribui com evidências sobre a relevância do desenvolvimento das habilidades sociais para a atuação profissional do enfermeiro na assistência à saúde.

Palavras-chave : habilidades sociais; expectativas acadêmicas; estudantes universitários; saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License